Você tem uma pequena empresa e está com um setor que será responsável pelo contato com seus clientes, mas não sabe quais produtos adquirir para montar o seu call center? Esta é uma tarefa muito simples. Para construir sua pequena central de atendimento, é preciso certificar-se que sua equipe estará devidamente posicionada, com um espaço para posicionar o computador (se for utilizar) e o telefone.
Estas mesas, chamadas de PA (Ponto de Atendimento) irão assegurar que seus funcionários tenham um ambiente preparado para a realização do seu trabalho. O próximo passo, e o mais importante, é disponibilizar o uso de headsets para fazer os atendimentos. Cada operador deve possui um headset próprio por questões de higiene. Se não for possível o uso exclusivo, cada um deve ter ao menos a espuminha e o caninho individuais.
Junto com o headset, a empresa deve fornecer um aparelho para a realização das chamadas e o mais habitual, e econômico, é o uso de bases discadoras. Estes pequenos aparelhos realizam as ligações de maneira eficaz. Se desejar, para melhorar cada vez mais a comunicação da empresa com seus clientes, a empresa pode investir também no uso de gravadores para que realizem o monitoramento das ligações e possam avaliar o desempenho de cada teleoperador.
Com apenas esses equipamentos, já é possível ter uma pequena central de atendimento na sua empresa. Mas de nada adianta ter as ferramentas de trabalho, se não tiver uma equipe preparada para realizar as tarefas. Assim como nas grandes centrais de atendimento, o operador de telemarketing precisa ser devidamente instruído, com treinamentos sobre produto, e motivado, com campanhas e ofertas para oferecer uma qualidade de vida também no ambiente de trabalho.