O processo de compra e venda movimentam o mercado e permitem que a economia “gire”. No entanto, nem sempre essa ação é um sucesso e, às vezes, leva as pessoas à inadimplência. Mas, então, como uma empresa deve proceder na hora da cobrança?
Segundo o SPC – Serviço de Proteção ao Crédito, o percentual de inadimplentes no Brasil segue em alta e atinge mais de 63 milhões de pessoas, o que representa 40% de toda a população do país.
Há diversos motivos pelos quais as pessoas deixam de pagar suas dívidas, e uma razão clássica é a falta de educação financeira, uma vez que as pessoas não sabem utilizar as modalidades de compra facilitadas, como o cartão de crédito, por exemplo, na qual as compras são parceladas.
O brasileiro ainda desconhece sobre como administrar suas finanças, e compra mais do que pode pagar, esquecendo-se que, muito em breve, terá de quitar a dívida feita.
Essa falta de administração gera juros e taxas que, se não forem bem gerenciadas, viram a famosa “bola de neve”.
Outro fator que, atrelado à falta de educação financeira agravou o percentual de inadimplentes, foi a crise econômica enfrentada pelo país, deixando milhares de cidadãos desempregados e impossibilitados de pagar o que deviam.
Por que é importante saber cobrar?
As pessoas se tornam devedoras por diversos motivos, mas é fato que ninguém se torna propositadamente. Assim, para a TOP USE, a cobrança deve ser feita com cuidado, para que a parceria entre cliente e empresa, seja preservada e de forma saudável.
Uma cobrança feita de maneira errada pode colocar à prova a imagem de uma empresa de cobrança, gerando zero retorno.
4 dicas para cobrar com eficiência
1 – Cuidado com a abordagem
A abordagem durante uma cobrança demanda que a empresa mantenha a postura, para que a ação seja realizada com ética e, portanto, obtenha um resultado eficaz, em vários sentidos.
É necessário utilizar um tom de voz adequado e uma linguagem suave, quase que eufêmica, para que o devedor não se sinta coagido.
2 – Facilite o pagamento
Vale ressaltar que as empresas encontrem formas de ajudar o devedor a quitar sua dívida. Afinal, é interesse de ambas as partes que o pagamento seja feito.
A empresa precisa ter ciência de que ela também tem um papel importante para a quitação de uma dívida, e precisa tomar iniciativas coerentes para que, de fato, isso ocorra.
3 – Cuidado com o número de cobranças
É fundamental que a cobrança seja feita com certa constância, mas é preciso tomar cuidado para que não vire algo tão insistente que gere danos físicos, materiais e psicológicos para o devedor. O ideal é criar um cronograma equilibrado.
4 – Invista em uma estrutura de cobrança
Para recuperar o crédito de devedores, é importante que passos importantes sejam seguidos como:
- Notificação;
- Cobrança;
- Negociação;
- Acompanhamento;
Todos esses passos precisam ser feitos com certa postura, para que, com ética, conflitos com os clientes não sejam gerados. Dessa forma, é interessante investir em uma estrutura de cobrança com uma equipe bem treinada e munida de equipamentos de apoio.
Os equipamentos para comunicação de voz da Top Use são ideais para facilitar e agilizar o contato da equipe de atendimento com os clientes. Comunicação nítida, sem distorções e com o acompanhamento dos supervisores é a diferença que sua empresa precisa para realizar o processo de cobrança de maneira efetiva.