O setor de call center tem se mostrado uma ótima opção para quem pretende investir em um bom negócio. Estimativas do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) apontam faturamento anual de cerca de R$ 20 bilhões com o serviço. Outros dados interessantes também merecem destaque:
- As mulheres compreendem mais de 75% dos funcionários do setor;
- Outros 75% dos empregados possuem, pelo menos, o Ensino Médio;
- 22% da equipe fizeram faculdade;
- 80% das empresas de call center estão entre o Rio de Janeiro e São Paulo;
- O treinamento do funcionário leva entre 3 e 5 semanas.
Diante desses dados, é possível ter uma ideia melhor do cenário positivo que o call center representa no Brasil. Agora, é preciso se preocupar com os itens e procedimentos básicos para montar o seu negócio.
Localização ideal do call center
Para uma empresa de call center, o fator localização não é determinante, o que torna o negócio ainda mais atrativo, já que, atualmente, o ponto comercial bem localizado é caro, disputado e representa um volume considerável dos recursos financeiros das empresas.
As principais preocupações com o lugar onde o call center será instalado devem ser:
- Facilidade do acesso dos empregados ao local de trabalho, com ponto de ônibus próximo;
- Verificar se existem locais para alimentação ao redor;
- Observar se o imóvel atende às condições operacionais do call center, como acesso à internet e rede de telefone;
- Instalar o call center em um imóvel capaz de abrigar mais pessoas quando a empresa expandir.
Fique atento à legislação
Ao iniciar um negócio, é preciso fazer o registro da empresa através do profissional habilitado para isso, que no caso é o contador. Para regularização da atividade são exigidos alguns documentos, formulários preenchidos e outros procedimentos burocráticos para a atividade de pessoas jurídicas.
Qual a estrutura necessária para montar o call center?
O call center é um tipo de negócio que possui uma estrutura simples, quando comparado com outras atividades empresariais. Para começar, basta:
- Uma sala de aproximadamente 50 m²;
- Isolamento acústico;
- Headsets profissionais;
- Móveis adequados;
- Computadores;
- Serviço de PABX Virtual, contratado diretamente com as operadoras de telefonia;
- DAC, Distribuidor Automático de Chamadas, dispositivo que distribui as chamadas entre as operadoras;
- Software (programa de computador) específico para o segmento de call center.
A tecnologia para operações de telefonia é tão importante para o call center como os equipamentos específicos para a atividade, como os Headsets, por exemplo.
A importância de comprar headsets profissionais
Os Headsets são utilizados amplamente pelos operadores de call center ou telemarketing. De fato, eles são basicamente o equipamento de trabalho da equipe e, por isso, interferem diretamente na comunicação estabelecida entre operador e cliente.
Com Headsets de qualidade, é possível emitir e receber uma mensagem límpida e clara. Além disso, equipamentos profissionais podem ser utilizados por um longo tempo, já que possuem vida útil prolongada e garantem para quem investe uma ótima relação de custo-benefício.
A Top Use se preocupa com a oferta de Headsets de qualidade, que preservem a saúde auditiva dos operadores de telemarketing, que possuam garantia contra defeitos de fabricação e que estejam em conformidade com todas as normas de segurança do trabalho. Entre em contato conosco e tenha mais informações!