É indiscutível a importância do call center na sociedade moderna, por isso, cuidar para que esse setor continue em pleno funcionamento é importante. E uma questão que merece atenção e muito cuidado é a ergonomia no call center.
O call center é o meio de comunicação entre empresa e cliente, e a qualidade do atendimento tem influência direta no crescimento da marca. Por isso, a manutenção desse setor é uma estratégia de negócio.
A forma mais utilizada pelas companhias para manter um alto padrão de atendimento aos seus clientes é por meio de treinamentos e incentivos financeiros à equipe de atendimento, mas a realidade é que há outros fatores que influenciam diretamente nessa questão, como a ergonomia no call center.
Não basta pensar somente em questões de melhoria motivacional e de habilidade; é necessário pensar no conforto e bem-estar do funcionário no ambiente de trabalho, para que, dessa forma, a alta produtividade seja mantida.
Consequências do risco ergonômico no call center
Ergonomia diz respeito à ciência que analisa a disciplina na interação entre máquinas e humanos, buscando soluções para que as condições de tal interação preservem a saúde dos humanos. Essa questão é ligada à postura de um indivíduo.
Má postura pode causar dores e gerar até mesmo doenças graves, que podem implicar no afastamento de um colaborador, o que consequentemente gera grandes gastos à empresa.
Quando a ergonomia no call center é bem estruturada, isso traz diversas vantagens ao operador que involuntariamente se sente mais confortável e acolhido no espaço onde se dedica por horas, além é claro de melhorar o humor e capacidade de concentração.
Todas as vantagens ligadas ao colaborador refletem diretamente no funcionamento da companhia, gerando melhoria como:
- Maior produtividade;
- Melhora no atendimento;
- Melhora no ambiente de trabalho;
Como cuidar da ergonomia no call center?
A melhor forma de lidar com essa questão é por meio do cuidado com as ferramentas de trabalho desses profissionais. Encontrar mesas, cadeiras, computadores, teclados, headseats, discadores automáticos e outros equipamentos específicos dessa área é, sem dúvida é a melhor saída.
Isso porque equipamentos específicos para ergonomia no call center possuem maior adaptabilidade às diferentes características humanas, podendo ser facilmente ajustados às necessidades de pessoas com diferentes estaturas, maior ou menor capacidade e sensibilidade auditiva, etc.
Cientes da importância desse setor, a TOP USE busca sempre inovar seus produtos de modo que todas as novas necessidades sejam atendidas. Na TOP USE é possível encontrar os mais variados tipos de equipamentos específicos de call center, que garantem o total conforto dos operadores.