Não são apenas os funcionários de Call Center que devem ter cuidados com os ouvidos, essa é uma questão que todos devem ter conhecimento, pois a maioria das pessoas nem imagina o que a falta de limpeza e de hábitos saudáveis pode causar para a audição.
Além dos sons altos, outros fatores externos contribuem para o mal estar no ouvido – zumbidos e perda de audição temporária -, como, por exemplo: não limpá-los corretamente e não ter uma alimentação equilibrada.
A seguir uma lista com o que pode ser feito para evitar essas sensações e até mesmo problemas mais graves (surdez permanente).
• Limpeza: hastes flexíveis, consideradas adequadas por muitos, na verdade são perigosas, pois ao tentar retirar a cera com elas, o resultado acaba sendo o oposto: a sujeira é empurrada para dentro do ouvido. Além disso, esses objetos podem causar a ruptura dos tímpanos. Por isso, a melhor opção é utilizar a ponta de toalhas de acordo com a recomendação de especialistas e não devemos fazer força e devemos usá-la para limpar as regiões mais externas.
• Som: os profissionais de Call Center e outros (DJ’s e funcionários de aeroportos) ficam expostos diariamente aos sons – nem sempre razoáveis. As consequências podem ser permanentes. A dica é ficar atento ao tempo máximo de exposição a volumes altos, assim, é mais difícil se prejudicar.
Até 80 dB |
não há riscos |
85 dB |
até 8h de exposição |
90 dB |
até 4h de exposição (motor de ônibus, feira livre) |
95 dB |
até 2h de exposição (latido de cachorro, secador de cabelo) |
100 dB |
até 1h de exposição (liquidificador, choro de bebê, batedeira, aspirador de pó) |
105 dB |
até 30 min. de exposição (obra dentro de casa) |
110 dB |
até 15 min. de exposição |
115 dB |
até 7 min. de exposição (congestionamento intenso, rojão, ficar na balada perto da caixa de som) |
• Alimentação: se alimentar mal é prejudicial a todo organismo, inclusive à audição. Os principais responsáveis continuam a ser as frituras, sódio e cafeína, por isso, é importante não exagerar e comer de forma equilibrada.
• Vícios: fumar é um dos principais males para a saúde auditiva. Isso ocorre por causa das 5 mil substâncias que podem ser encontradas no cigarro.
Para ter ouvidos com pleno funcionamento o ideal é tomar esses simples cuidados no dia a dia. Assim, tanto o profissional de Call Center quanto os que não lidam com sons na rotina têm a audição saudável. Porém, quando sinais de que há algo de errado forem identificados a melhor providência é recorrer a um especialista, no caso, um otorrinolaringologista.
Os equipamentos de trabalho também influenciam na audição dos funcionários de Call Center, portanto, acesse o site da Top Use e confira os produtos de qualidade que fornecemos!