Em praticamente todos os setores, os operadores de call center se fazem necessários, seja para vendas ou atendimento ao cliente. Esses colaboradores atuam diariamente como um canal de comunicação entre o usuário e o prestador de serviço, por isso merecem atenção e cuidado para a manutenção da sua saúde e qualidade de vida.
Um ritmo de trabalho árduo, muito rígido e sob pressão pode prejudicar não só a saúde física como a saúde mental do operador. Porém, passar uma jornada inteira de trabalho sentado em uma cadeira em frente ao computador e com headsets é comum para estes profissionais. Para evitar desgastes e preservar a saúde dos operadores de call centes foram estabelecidos, na portaria 9/2007 da Secretaria de Inspeção do Trabalho, parâmetros mínimos para o trabalho em atividades de teleatendimento/telemarketing afim de proporcionar conforto, segurança, saúde a esses trabalhadores.
É responsável por um call center? Confira algumas dicas que irão evitar estes tipos de problemas:
Ruídos
Diariamente, um operador de telemarketing é exposto a níveis de ruídos que variam entre 65dB(A) a 88dB(A). Para evitar que esse ruído cause problemas de audição, os colaboradores devem alternar o lado do fone de ouvido a cada duas horas e as empresas devem manter os equipamentos em boas condições de trabalho e calibrado no volume correto. Além disso, para manter saúde auricular é indicado o uso individual dos equipamentos e limpeza periódica tanto dos fones quanto dos microfones.
Posição
Assim como em outras profissões em que o colaborador fica muito tempo sentado em frente ao monitor é preciso ter alguns cuidados para evitar alguns problemas de saúde como tensão na musculatura das pernas, pressão na articulação dos joelhos e alteração circulatória, além da compressão vascular no antebraço, punho e cotovelo.
É indicado que os profissionais mantenham o ambiente de trabalho organizado, com o monitor a 50 cm dos olhos em linha reta, com um espaço adequado entre teclado e borda da mesa para descanso dos punhos e antebraço, além da coluna ereta e pés apoiados no chão ou em algum apoio.
Pausas
Os operadores de call center devem fazer pausas durante o horário de trabalho para levantar, caminhar um pouco e trocar de posição. É aconselhado também que a empresa realize treinamentos de ginástica laboral para que os colaboradores saibam como evitar problemas ergonômicos e o quanto é fundamental o alongamento antes e depois do expediente.
Voz
A voz é o principal instrumento de trabalho dos operadores de call center, por isso é preciso muito cuidado para que não seja desgastada. De acordo com fonoaudiólogos, é necessário que os operadores de call center hidratem a garganta constantemente. Outra dica é pingar algumas gotas de limão na água que auxilia na liberação de mais saliva, que vai diminuir a sensação de “garganta seca”.
Se o operador de call center e a empresa obedecerem ao procedimento correto com o uso do corpo, voz e audição, não precisa se preocupar com possíveis doenças e outros problemas. Fique atento!