Engana-se quem pensa que a vida dos profissionais de call center é fácil. Se você já trabalha nessa área ou pretende implementar um call center na sua empresa, acompanhe conosco este texto e saiba de alguns cuidados que você dever ter com seus colaboradores.
A pessoa que trabalha nesse tipo de emprego precisa ter algumas habilidades específicas, como por exemplo:
- Atenção no atendimento;
- Capacidade de ouvir;
- Concentração;
- Ter boa comunicação;
- Saber lidar com estresse.
Ficar sentado horas e horas também não é fácil. Por isso a lei orienta que haja pausas e que a jornada de trabalho seja diminuída. Mas aí fica-nos a pergunta: como é que esses profissionais lidam com o barulho por detrás deles e com o uso de headset o dia todo?
A saúde dos profissionais de call center
Preocupar-se com o bem-estar e a saúde dos colaboradores constitui-se em boa prática das empresas. E não é só isso. Em boa saúde, sua produtividade aumenta, ao passo que as faltas para ir ao médico diminuem.
Dessa forma, é preciso estar atento às condições de trabalho em geral, como posição da cadeira, altura do computador, do teclado, assim como apoio para os pés no chão e espaço adequado para movimentação.
Um outro fator importantíssimo é o cuidado com a audição e com a voz. Para tanto, é imprescindível que os profissionais dessa área realizem exame de audiometria periodicamente.
Audiometria tonal e vocal: como é e para que servem?
A audiometria é de extrema importância. O procedimento é bem simples e totalmente indolor, pois é só entrar em uma cabine acústica para isolamento de sons e colocar um fone de ouvido de alta qualidade.
Em seguida, um fonoaudiólogo, profissional da saúde habilitado, começa o exame que basicamente se divide em duas partes:
- Audiometria tonal. Você ouve sons de graves a agudos que começam altos e vão diminuindo. Basta levantar as mãos ou apertar um botão cada vez que ouvir. O teste é feito em cada um dos ouvidos separadamente, direito e esquerdo;
- Audiometria vocal. O fonoaudiólogo dita algumas palavras que devem ser repetidas por você em um microfone. A intenção é avaliar a compreensão da fala humana, de palavras e determinados fonemas (sons das letras), como p e b ou t e d, por exemplo.
Quando fazer esse exame?
Segundo o Dr. Sérgio Dias Reis, otorrinolaringologista da Clínica de Otorrinos, esse exame, por conta do seu caráter preventivo, deve ser realizado anualmente por todas as pessoas, uma vez que problemas imperceptíveis podem ser detectados. Entretanto, ele sugere que os profissionais que trabalham em call center façam o exame a cada seis meses, independentemente de a obrigatoriedade existir ou não por parte das empresas, pois a maioria delas só o faz uma vez por ano.
Se você trabalha nessa área, a dica é revezar o fone de ouvido entre as duas orelhas e fazer uma pausa de 10 minutos após 50 minutos de trabalho contínuo. Afinal, queremos que seu exame audiométrico sempre mostre um resultado positivo, certo?