O fone de ouvido teve seu surgimento em meados de 1919 pois naquela época já havia a necessidade de comunicação e ele surge para ser utilizado como amplificadores de telefones e ou de rádios. Se iniciou de fato seu uso por pilotos de avião que precisavam se comunicar algumas vezes com a tripulação mas principalmente com a base para que pudessem sobrevoar as áreas que estão livres e verificarem se poderiam ou não pousar ou aterrizar seu avião. E as estações de rádios utilizavam essencialmente para realizar as comunicações e transmissões.
Naquela época o fone de ouvido não era comercializado pois era feito de materiais pesados e muito grandes, sem contar que havia a limitação da audição para apenas LP’s. Mas a partir do ano de 1930 os mesmos passaram a ser comercializados pois a empresa Beyerdynamic modernizou e conseguiu desenvolver um produto com maior qualidade e portátil que até aquele momento não era possível. Mas realmente foi no ano de 1958 que foi inventado por John C. Koss e seu parceiro Martin Lange o primeiro fone de ouvido estéreo pois os dois sentiam a necessidade de poder ouvir suas músicas sem perturbar as pessoas que estivessem naquele mesmo ambiente.
Para quem não conhece naquela época os fones eram grandes, tinham arcos e eram almofadados nas cápsulas e o nome dado a eles era Headphones, somente nos anos 80 que foi inventado o fones sem arco e separado que se encaixam dentro dos ouvidos e são mais fáceis de manipular (são considerados ergonômicos ou intra auriculares) que surgem a partir da invenção do Walkman sendo bastante úteis na época e até hoje.
E é claro que não podemos esquecer do headset que na verdade nada mais é do que um aparelho telefônico moderno e muito mais prático, sendo utilizados normalmente em escritórios ou empresas que necessitam de praticidade. Ele foi inventado para facilitar o trabalho das secretárias ou das pessoas que trabalham na maior parte do tempo falando ao telefone.
O headset é usado na área de telemarketing ou por secretárias por serem mais fáceis e práticos de se usar facilitando e dando agilidade ao trabalho, é um aparelho telefônico que possui um aparelho com números para discar as ligações a serem feitas e a pessoa que o utiliza fala pelo micro telefone que se encaixa na cabeça do utilizador e esta pessoa ouve os sons através de um outro conector na mesma estrutura que se encaixa no ouvido.
Ele é muito prático pois a pessoa que o utiliza não precisa ficar com a mãos presas ao aparelho ao falar com outra pessoa, cada vez que recebe uma ligação ela coloca o headset no ouvido e pode realizar outras tarefas enquanto atende a ligação, isto facilita e muito o trabalho de pessoas que trabalham com telemarketing ou atuam como call center pois agiliza o processo.