A comunicação com os clientes é essencial para qualquer empresa, afinal, por meio dela é possível aproximar-se do público consumidor, sanar dúvidas, fidelizar e melhorar a reputação do negócio num mercado tão exigente. Não por acaso, os canais de atendimento são cada vez mais diversificados.
Por isso, se sua empresa oferece apenas o bom e velho atendimento telefônico é hora de repensar sua estratégia de comunicação, afinal, estamos na era da tecnologia e do rápido e constante fluxo de informações e se adequar a ela faz bem para os negócios.
Os diferentes canais de atendimento
Apostar apenas no atendimento telefônico é um erro, pois além de sobrecarregar os atendentes, ele termina por limitar o crescimento do seu negócio, afinal, um canal único de atendimento terá que ser constantemente ampliado para dar conta de atender todo o público e suas demandas.
Além disso, nem todas as pessoas têm paciência ou tempo para efetuar ligações e esperar na musiquinha é algo que deixa os consumidores a flor da pele e pode colaborar para que se sintam insatisfeitos com os serviços e produtos oferecidos pelo seu negócio.
Então, para não se arriscar, vale a apena conhecer outros canais de atendimento que estão fazendo sucesso:
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E-mail
O e-mail é um canal de atendimento simples, eficaz e acessível, afinal, todo mundo tem uma conta de e-mail ativa atualmente. Além disso, por meio dele é enviar documentos, como contratos, vídeos e imagens de forma prática e instantânea.
Porém, é preciso ter alguns cuidados como não demorar longos períodos para responder os e-mails e contar com uma caixa de correio eletrônico com boa capacidade de armazenamento para salvar as correspondências enviadas e recebidas mesmo quando em grande quantidade;
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Chat
O chat é uma forma moderna e ágil de se comunicar, ele pode abrir instantaneamente quando o cliente acessa o site da empresa, seu perfil numa rede social ou seu blog e permite a comunicação instantânea e de qualquer ponto do país sem que haja custos extras ao cliente.
A inovação hoje são os chatbots, programas baseados em inteligência artificial e capazes de interagir com os consumidores até mesmo por voz. Quando bem programados, esses robôs têm capacidade surpreendente de atendimento e muitas pessoas nem percebem que estão falando com uma máquina;
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Redes sociais
As redes sociais não podiam ficar de fora dessa lista, aliás, vale lembrar que o Brasil é o segundo país do mundo que passa mais tempo conectado a elas, por isso, são ótimos canais de atendimento.
O Twitter, por exemplo, é ideal para dar feedbacks e responder possíveis dúvidas dos clientes, o Facebook pode ser usado para se aproximar dos consumidores e fixar sua marca através de postagens e compartilhamentos, já o Instagram é a melhor vitrine para seus produtos.
Como prestar o melhor atendimento
A estratégia que tem se mostrado mais útil é aliar o atendimento telefônico a outros canais disponíveis, pois o consumidor se sente mais livre para escolher aquele que mais lhe agrada.
A Top Use se orgulha em oferecer os melhores equipamentos para call center e torná-lo cada vez mais moderno, eficiente e integrado com o consumidor.