Montar o próprio negócio não é uma tarefa tão fácil. Várias são as questões burocráticas pelas quais os milhares de empreendedores distribuídos pelo país precisam passar para que o serviço seja realizado adequadamente. Para que tudo isso seja possível, dependendo da proporção da empresa, é necessário repassar alguns serviços para empresas parceiras, de modo a organizar a produtividade. O atendimento ao cliente, por exemplo, é um setor determinante dentro da corporação, já que ele é o responsável por manter um contato direto com aquela pessoa que adquiriu algo, ou mesmo quando se trata do contato para a prospecção de novos clientes. Nesse sentido, um call center terceirizado pode ser muito útil, pois além de prestar um serviço especializado junto ao consumidor, os colaboradores da empresa ficam livres para desempenharem as devidas funções que lhe foram inicialmente incumbidas com mais tranquilidade.
Além da expectativa de implementar as ações idealizadas pelo proprietário, as devidas normas estabelecidas por órgãos do governo, sindicatos e afins precisam ser rigorosamente seguidas, garantindo a integridade dos funcionários, boas condições de trabalho, atendimento de qualidade ao cliente e respeito ao meio ambiente. Nesse sentido, é interessante buscar alternativas que auxiliem na gestão de tudo isso. Assim, um call center terceirizado certamente irá evitar o acúmulo de funções, além de a empresa poder contar com um serviço especializado e comprometido em auxiliar no alcance das metas.
O alto custo para a implantação desse setor é uma das motivações dos empresários por buscar empresas consolidadas no mercado no que se refere ao atendimento ao cliente. Isso porque além de um espaço, será necessário um grande investimento em infraestrutura. Além da compra de equipamentos próprios para essa finalidade, a contratação de um call center terceirizado evita a necessidade de seguir rigorosamente as recomendações da NR17, que regulamenta parâmetros que proporcionem conforto, segurança e desempenho eficiente aos empregados, principalmente no que se refere ao trabalho de telemarketing.
Quando contrata a empresa terceirizada, serviços de telefonia, armazenamento de gravação de ligações, entre outras questões passam a fazer parte das obrigações dela. A escala de trabalho dos operadores também é de responsabilidade da contratada, sendo esta uma das grandes dificuldades enfrentadas nas grandes corporações, já que nem sempre os horários atendem a necessidade do cliente. Lembrando, que em um serviço eficiente não deve haver ligações perdidas, demora no atendimento e falta de conhecimento sobre como se posicionar perante o consumidor.
Pensando em tornar esse trabalho menos árduo, diversas empresas de telemarketing realizam o serviço de call center terceirizado. Com ele, as empresas contratantes não precisam se preocupar com essa série de questões, pois tudo passa a ser responsabilidade da contratada, como as elencadas acima. A Top Use, empresa especializada em equipamentos de comunicação por voz, ressalta que empregados engajados com um determinado tipo de trabalho costumam render mais e por isso esse modelo de parceria pode ser muito vantajoso. “Permitir que outra empresa realize esse serviço o tornará mais eficaz, desde que reuniões para o alinhamento dos posicionamentos sejam realizadas periodicamente”, afirma. Todas essas comodidades ainda devem estar aliadas à contínua implantação de tecnologia e novas ideias, a cada processo, sempre buscando o aperfeiçoamento do trabalho com um atendimento de qualidade.