Qualquer tipo de problema que um cliente venha a ter com seu produto ou serviço adquirido ele tem o direito de ligar no SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) para buscar uma resolução. Essa ligação, por sua vez, será recebida por profissionais do telemarketing receptivo, que com os devidos treinamentos devem prestar toda a assistência necessária para atender à demanda apresentada, de modo a satisfazer o cliente. Existem algumas técnicas que se adotadas podem tornar o atendimento ainda melhor, aumentando o potencial de fidelização e satisfação dos clientes.
Estar à disposição é o primeiro ponto a ser levado em consideração quando se trata do telemarketing receptivo. Embora o SAC seja uma exigência para as empresas, nem todas dão a devida importância a esse setor, mas deveriam. Diante do potencial que esse serviço tem perante o consumidor, não só do ponto de vista positivo, como também negativo, prestar um atendimento de qualidade deve ser uma premissa. Para entender melhor, o telemarketing receptivo se caracteriza quando é o cliente quem entra em contato com a empresa e não ao contrário.
Os profissionais que atuam no ramo podem tanto ser contratados diretamente da empresa ou serem apenas prestadores de serviço, por meio de uma empresa especializada em telemarketing receptivo. Independentemente do modelo, é imprescindível que ele tenha expertise no assunto e esteja preparado para receber críticas, elogios e atender bem as pessoas mesmo que elas sejam grossas ao falar. É preciso entender que, muitas vezes, trata-se de um problema sério e que esteja atrapalhando o cliente de prosseguir com suas atividades. Assim, ter paciência, entender o que ele precisa e buscar a solução adequada são as principais recomendações.
Além destas, existem várias outras técnicas que podem ser adotadas pelos profissionais de telemarketing receptivo e que ajudam a prestar um atendimento de qualidade, como demonstrar profissionalismo. De acordo com a Top Use, especialista em equipamentos de comunicação por voz, é muito importante transmitir segurança ao cliente, sendo essa uma dica que deve ser seguida sem exceção. Para tanto, é preciso se identificar, falar corretamente e se colocar à disposição. “Deixar claro que o principal objetivo da empresa é realmente solucionar o problema apresentado certamente fará com que o atendimento tenha uma boa avaliação do outro lado da linha”, destaca a empresa que ainda reforça que escutar atentamente o cliente também é fundamental, ou seja, deixar que ele explique tudo, sem interrompê-lo, para depois começar a propor soluções ou mesmo a solicitar os dados necessários para dar andamento no que for preciso.
Especialmente no telemarketing receptivo, é bastante comum surgirem algumas perguntas frequentes. Por isso, ter acesso às respostas de forma rápida pode fazer com que o atendimento seja realizado prontamente. Deixar essa resposta cada vez mais completa, a partir das queixas que costumam aparecer, será ainda mais interessante e irá surpreender o cliente devido à prontidão. Uma dica interessante é além da empatia, ter foco em solucionar o problema do cliente sempre demonstrando a qualidade do serviço ou produto da empresa. Satisfeito com a maneira como foi tratado, a probabilidade do retorno ou mesmo da indicação a amigos e familiares é muito grande.