No ambiente do Call Center, além da audição, é importante que os operadores de telemarketing mantenham também cuidados com a voz. É através do uso dela que se dará a comunicação diária com os clientes e é imprescindível que o operador de telemarketing esteja com a saúde em dia no espaço profissional, fruto de preocupação constante dos setores de RH e segurança do trabalho. Confira as dicas para cuidados com a voz.
De olho na garganta
Ao sentir irritação na garganta, evite pigarrear, pois o efeito pode ser oposto. Em vez disso, beba água para compensar a vontade de tossir ou pigarrear para melhorar a voz. Além disso, procure fugir também do uso excessivo de cigarro e álcool, ambos grandes vilões do bom funcionamento da voz. A nicotina pode ressecar suas cordas vocais e o álcool acaba por irritar as vias respiratórias e ocasiona um maior esforço para vocalizar.
Outro hábito comum no dia a dia de grandes empresas de Call Center é o consumo desenfreado de café para manter a sensação de disposição da equipe. Mas, em excesso, essa bebida também pode desidratar as cordas vocais e causar acidez no estômago na hora de falar.
Não force a voz
Sem aumentar o volume, nem diminuir. Usar a voz em tons diferentes do normal pode ocasionar um maior esforço para falar, tensão muscular e até mesmo nódulos. Por isso, tente manter um tom de voz calmo e relaxado ao dirigir-se ao seu cliente, tanto por uma questão de saúde como pela própria etiqueta social do trabalho desempenhado.
Atenção à temperatura do ambiente
Passar longos períodos usando a voz em locais muito frios pode ser prejudicial à sua respiração e, consequentemente, à sua voz. Por isso, permaneça atento à refrigeração do Call Center e tente evitar oscilações muito bruscas de temperatura. O ideal é que o local não permaneça nem muito frio, nem muito quente, mantendo uma temperatura agradável e constante, mais saudável para toda a equipe.