O profissional de Call Center lida diariamente com clientes que buscam por informações e, por isso, esses funcionários devem ser bem preparados para que forneçam respostas eficientes.
Para que a comunicação entre o profissional e o cliente ocorra de forma adequada é necessário que a linguagem do colaborador não só prenda a atenção do interlocutor, como também o faça entender.
Esse resultado é alcançado a partir da prática de alguns itens. Veja quais são a seguir:
- Clareza
O atendente deve se tomar cuidado com a fluência da fala, para que não seja rápida demais, além de usar um tom de voz audível, já que algumas vezes o existem barulhos externos e internos no ambiente.
- Coesão
Esse item é um pouco mais complexo, pois todos nós temos pequenos ou até mesmo grandes “vícios” de linguagem que podem prejudicar o entendimento do que estamos falando. Em alguns casos é necessário que o gestor do atendente verifique junto a ele através de uma gravação quais problemas estão ocorrendo. Um treinamento baseado em frases objetivas e coesas pode é essencial para que o funcionário se comunique corretamente.
- Norma do vocabulário
É desejável que o atendente converse com o cliente na normal culta, sempre tomando cuidado com erros de português e de forma cortês. Porém, palavras muito rebuscadas podem causar desentendimentos.
- Feedback
Para que os itens anteriores sejam cumpridos é fundamental que os gestores acompanhem o trabalho dos funcionários e que haja feedbacks contínuos, assim o colaborador pode compreender os erros e melhorá-los.
No Call Center é essencial que o cliente não desligue o telefone com dúvidas e para que isso ocorra os atendentes devem estar corretamente preparados.