Para quem trabalha com vendas por telefone ou é responsável pela infraestrutura de um call center, existe o grande desafio de contatar um potencial cliente e levá-lo a tomar a decisão de adquirir um serviço ou produto. Quais são as dicas que você precisa conhecer para ter sucesso nessa tarefa? O que um administrador de call center precisa providenciar para melhorar o desempenho de sua equipe?
Nesse artigo, separamos algumas dicas para você.
Qualidades para a realização de vendas por telefone
É necessário que o profissional que trabalha com venda por telefone possua algumas qualidades indispensáveis:
- Simpatia: conversar com o cliente em um tom de voz agradável e que transmita entusiasmo;
- Educação: utilizar expressões como “desculpe”, “por favor”, “obrigado”;
- Boa oratório: é fundamental que o profissional saiba se comunicar bem o cliente, argumentando sem atacá-lo, além de saber como sair de situações de impasse sem criar um ambiente de hostilidade.
Outras dicas importantes para profissionais de call center
Existem diversos aspectos que você não pode deixar de considerar para criar um ambiente propício para o aumento do desempenho em um call center. Destacamos os seguintes:
1. Realize treinamentos constantes
Muitas vezes o profissional do call center é o primeiro contato do cliente com a sua empresa. Por isso, para os profissionais sejam capazes de realizar vendas por telefone, é essencial que sejam bem treinados.
A capacitação profissional irá aumentar a qualidade do atendimento e irá influenciar em seu desempenho e em sua motivação, conforme ele for percebendo que está sendo mais capacitado para realizar vendas por telefone.
2. Valorize os resultados positivos
Quando os profissionais são bem treinados, os resultados começam a aparecer. É importante que você valorize o profissional que alcança as metas definidas pela empresa, o que realiza um trabalho excelente, ou seja, aqueles que se destacam na equipe.
O reconhecimento pode ser feito por meio de um prêmio, uma confraternização com a equipe ou alguma outra forma que premie os bons resultados.
Essa prática gera motivação e tende a trazer resultados ainda melhores.
3. Invista em equipamentos para melhorar a qualidade do trabalho
Para que o trabalho de vendas por telefone seja executado com qualidade e cause o menor desgaste possível no profissional, é fundamental o uso de equipamentos adequados.
A Top Use é uma empresa que tem mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de equipamentos eletroacústicos, projetados para trazer o melhor desempenho em um call Center. Entre outros itens, a Top Use oferece headsets, fones de ouvido, adaptadores, conversores, bases discadoras e interfaces AD/DA.