O setor que possui mais expertise em atendimento ao cliente, certamente é o call center. Pronto para atender chamadas dos consumidores, ele deve ser o responsável por tratá-lo bem, reconhecer a sua demanda e oferecer a melhor solução. Em 15 de setembro foi comemorado o Dia do Cliente e nada melhor do que estimular as empresas a pensar se estão realmente prestando um trabalho eficiente. Trabalhar diretamente com a avaliação da satisfação do cliente é um desafio constante, mas o respeito nunca deve ser perdido. Pensando em ajudar a traçar um check list do que precisa ser revisto para atender bem no call center, a Top Use preparou algumas dicas!
Atendimento de chamadas de reclamação
Muitas pessoas com problemas em relação ao produto ou serviço adquirido costumam ligar no SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) para fazer a sua reclamação. Nem sempre elas estão de bom humor, especialmente se esta não for a primeira tentativa de resolução do problema. Para que a empresa possa atender bem no call center, as dicas são:
- Seja sempre respeitoso com os clientes
- Procure compreender totalmente a demanda
- Faça os encaminhamentos corretos e se possível solucione o problema.
É interessante que os gestores deem autonomia para os atendentes, para que nem sempre seja necessário transferir a ligação.
Atendimento de chamadas de elogio
Embora a recorrência seja menor, essa também é uma possibilidade: o cliente entrar em contato para fazer um elogio. Neste caso, dê a ele toda a atenção que ele espera, agradeça o seu feedback e peça para que ele recomende a empresa aos amigos e parentes. Abaixo, seguem alguns cuidados para não fazer dessa oportunidade uma experiência ruim:
- Mostre para o cliente entusiasmo com o seu contato
- Aproveite para apresentar outros produtos ou soluções que possam ser do seu interesse
- Separe os elogios para serem apresentados em reuniões com os gestores.
São os pontos positivos que permitem compreender como o cliente vê a empresa e por isso, eles devem ser sempre reforçados.
Atendimento de chamadas sobre dúvidas
Há também os clientes que entram em contato para sanar algum tipo de dúvida, como com relação ao prazo de entrega, pagamento ou mesmo no que se refere ao produto ou serviço propriamente dito. Da mesma forma que nos demais, eles devem ser tratados com o máximo de atenção, pois esse atendimento pode transformar sua visão com relação à empresa. Para exemplificar, seguem mais três dicas básicas de como atender bem no call center:
- Esclareça todas as dúvidas do cliente, mesmo que precise retornar a ligação após se certificar da resposta
- Ofereça a ele outros canais em que seja possível consultar a resposta, como em aplicativos e sites
- Evite demorar para responder.
Quanto mais rápido um atendimento é realizado, mais credibilidade a empresa passa para o cliente, demonstrando não só conhecimento, como também responsabilidade.
Para atender bem no call center, de maneira segura e profissional, os aparelhos utilizados são de extrema importância. Consulte o site da Top Use e conheça alguns equipamentos indispensáveis.