Todo mundo um dia já precisou entrar em contato com uma empresa. Seja para questionar um produto ou serviço, ou mesmo trocar seu plano. Isso mostra o quanto esse setor que liga empresa e cliente é importante. Sem ele, uma série de questões seriam muito mais burocráticas, sem contar que levaria um tempo muito maior de resolução. O setor responsável por esse atendimento, geralmente é denominado SAC, Serviço de Atendimento ao Consumidor, e é composto por call centers, sejam eles terceirizados ou internos, sem contar nos atendimentos presenciais.
Os profissionais que atuam no SAC ficam o dia todo com o telefone a postos, aguardando o chamado de um cliente. Assim que ele detalha a questão que o motivou a entrar em contato, eles se mobilizam para buscar uma solução. Essa pode ser desde uma informação, à consulta do status do pedido ou da entrega, bem como quais devem ser os próximos passos do consumidor. Trata-se de um atendimento que traz a quem realizou a compra, uma segurança sobre a qualidade e a procedência da empresa.
Porém, para que efetivamente seja transparente essa responsabilidade por meio do SAC, é preciso que o atendimento seja feito com bastante atenção. A resolução do problema é outro fator muito importante a ser levado em consideração, já que de nada adianta uma loja que atenda ao chamado prontamente, mas não esteja capacitada para resolver o problema.
Nesse sentido, o investimento no SAC é imprescindível, não só em equipamentos de qualidade e bem-estar no ambiente de trabalho, como também em treinamentos e qualificações. Favorecer encontros que deixem os colaboradores cientes da situação da empresa e de como devem se portar diante do cliente é muito importante e pode ser a chave para um bom atendimento. Atualmente, pensar em novas maneiras de se realizar o SAC também é uma boa alternativa. As redes sociais têm se mostrado um ótimo canal e muito explorado pelos clientes. Por outro lado, os métodos tradicionais não devem ser deixados de lado, já que ajudam a consolidar a autoridade da empresa.